Editor médico:
Dr. Sandro Fenelon
Médico radiologista
CREMESP 107.411

Tomografia Computadorizada

Anatomia Humana

Curso de Radiologia e Imagens (Téc. Radiológica - Rx e TC)

Ressonância Magnética

Mamografia

Radiologia Odontológica

Enfermagem em Exames Laboratoriais, Diagnósticos (Radiologia) e Endoscópicos

Interpretação de Exames Laboratoriais

Ultrassonografia de Pequenos Animais

Radiologia de Pequenos Animais

Fisiopatologia

Neuroanatomia

O Sistema de Saúde Pública no Brasil

Cursos a distância na área da Saúde

 

 


:: Termos de Uso e Disposições Gerais

Este site é uma iniciativa pessoal, com finalidade educativa, informativa e científica, sem fins comerciais lucrativos e não tem patrocínio de qualquer empresa ou entidade. Todas as despesas do site são custeadas pelo próprio autor. As informações contidas no site têm caráter de esclarecimento e educação da sociedade bem como dos profissionais da área. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva. Pelas suas limitações, ela não deve ser um instrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde.

Alguns conceitos aqui emitidos representam a opinião pessoal do autor, entretanto, ressaltamos que outros profissionais da área podem pensar de modo diferente. Salientamos ainda que a medicina está em constante evolução. A verdade de hoje pode tornar-se rapidamente superada. A informação médica é vasta e muitas publicações, sobretudo em assuntos de ponta, constituem, muitas vezes, antes hipóteses ou resultados preliminares do que certezas.

A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental do paciente, sendo necessário aconselhamento médico pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico. A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional não podem ser dadas consultas e nem prescritos tratamentos médicos sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico de sua confiança e siga as suas orientações.

Este site preconiza que qualquer problema de saúde de um paciente deve ser resolvido por profissionais da área de saúde, durante consulta médica fora do âmbito virtual. Desta forma, todas as informações disponíveis aqui foram concebidas para apoiar, e não para substituir a consulta médica. Pelo mesmo motivo, este site não oferece serviços ou aconselhamento médico-profissional referente a pacientes individuais. Quaisquer afirmações feitas sobre os métodos diagnósticos, benefícios e/ou desempenho de tratamentos, produtos comerciais ou serviços específicos aqui publicados tem como único intuito a informação profissional e não devem ser vistas como orientação, recomendação ou sugestão de tratamentos ou práticas médicas. O site Imaginologia.com.br não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens publicitárias e os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

O Código de Ética Médica Brasileiro vigente, revisado em 2009, disciplina que é vedado ao médico:

Art. 114. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa (Internet, jornais, revistas, rádio e televisão).

Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

Última atualização: Janeiro/2013

 

Copyright © 1999-2014 - Imaginologia.com.br - Todos os direitos reservados. São Paulo - SP - Brasil

A cópia e publicação do conteúdo deste site, sem autorização expressa e escrita do autor, está sujeita a sanções legais. (Lei 9.610/98)

O site Imaginologia.com.br não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens publicitárias e
os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

[Publicidade] [Termos de Uso e Disposições Gerais] [Política de Privacidade] [Créditos] [Contato] [Mapa do site] [Painel de Controle]